quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Crime Ambiental em Serra Preta

Vejam como o meio ambiente e a saúde das pessoas são tratados em nosso município:


E leiam o que a Lei Ambiental 9605/98 diz a respeito disso:

Art. 54. Causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana,  ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora:
Pena - reclusão,  de um a quatro anos,  e multa.
§  1º.  Se o crime é culposo:
Pena - detenção,  de seis meses a um ano,  e multa.
§  2º.  Se o crime:
I - tornar uma área, urbana ou rural, imprópria para a ocupação humana;
II  - causar poluição atmosférica que provoque a retirada, ainda que momentânea, dos habitantes das áreas afetadas, ou que cause danos diretos à saúde da população;
III - causar poluição hídrica que torne necessária a interrupção do abastecimento público de água de uma  comunidade;
IV - dificultar ou impedir o uso público das praias;
V - ocorrer por lançamento de resíduos sólidos, líquidos ou gasosos, ou detritos, óleos ou substâncias oleosas, em desacordo com as exigências estabelecidas em leis ou regulamentos:
Pena  - reclusão,  de um a cinco anos.
§ 3º. Incorre nas mesmas penas previstas no parágrafo anterior quem deixar de adotar, quando assim o exigir a autoridade competente,  medidas de precaução em caso de risco de dano ambiental grave ou irreversível.

Agora, tirem suas próprias conclusões!

sábado, 16 de outubro de 2010

A velha e boa militância

Reproduzimos aqui, na íntegra, o artigo magnifíco de Selvino Heck,  Assessor Especial do Presidente da República do Brasil. Da Coordenação Nacional do Movimento Fé e Política. Publicado em catorze de outubro de dois mil e dez, no site da Adital.

"Domingo de eleição, primeiro turno, vou votar no Instituto de Educação, Bairro Bomfim, quase centro de Porto Alegre. Converso com o fiscal da candidatura Dilma, Eduardo Mancuso, companheiro das antigas. Fala da calma absoluta que é esta eleição. Não há agito, poucas bandeiras na rua, quase nenhuma militância. Até aquele momento, umas nove horas da manhã, sequer fiscal da candidatura Serra tinha aparecido. Muito diferente de outras eleições, diz o Mancuso, quando o barulho era grande, uns acusavam os outros de boca de urna, a mobilização era geral e total.

Chego em Venâncio Aires, minha terra, perto do meio dia. Os apoiadores de Tarso Genro e Dilma andam correndo por todos os lugares, postados em pontos estratégicos, levando a última palavra, bandeira às costas, alegria pela certeza da vitória.

Em outros tempos, especialmente anos oitenta, a militância de partidos de esquerda e de movimentos sociais era um fenômeno temido pela direita, pela garra, pelo entusiasmo, pelo amor à camiseta e à causa, pela disposição de luta. Não tinha hora nem lugar. Porta de fábrica nas madrugadas, caminhadas nos sábados e domingos, ocupações urbanas e rurais, greves e mobilizações: todos tiravam dinheiro do bolso sem qualquer dúvida se ia faltar no dia seguinte ou se alguém iria repor, se o carro ia estragar ou iria ter hora para comer. Fazia parte do processo, essa palavra quase mágica que passou a freqüentar qualquer discurso. A urgência do tempo era maior que qualquer compromisso pessoal ou necessidade outra imediata. Era tempo de mudança, de transformações estruturais. Quem podia fazê-los era o trabalho de base, a organização popular de baixo para cima, a consciência de que, coletiva e solidariamente, ninguém superava o povo em sua capacidade de determinar o futuro e a democracia.

O neoliberalismo dos anos noventa, junto com o crescimento das organizações e sua conseqüente burocratização, abafou essa militância ruidosa e alegre. São menos os que vão às ruas, os que tiram dinheiro do bolso, os que têm tempo para o sonho e a utopia, com as exceções conhecidas e de sempre. Nas últimas eleições, em especial, os militantes pagos começaram a proliferar em todos os cantos e comitês, o que era apenas prática, condenadíssima, da política conservadora. Muitas vezes mal sabem o que estão fazendo, o que e a quem estão defendendo. Ou, um dia estão com a situação, no dia seguinte com a oposição, dependendo de quem ofereça mais.

Perdeu-se boa parte do encanto e da mística. Frei Betto em "Dez Conselhos a todos os Militantes de Esquerda" escreveu e falava por todo Brasil: "Saiba a diferença entre militante e ‘militonto’. "Militonto’ é aquele que se gaba de estar em tudo, participar de todos os eventos e movimentos, atuar em todas as frentes. Sua linguagem é repleta de chavões e os efeitos de sua ação são superficiais. O militante aprofunda seus vínculos com o povo, estuda, reflete, medita; qualifica determinada forma e área de atuação ou atividade, valoriza os vínculos orgânicos e projetos comunitários."

Não se trata, hoje, fundamentalmente, de discutir a diferença entre militante e militonto, e sim recuperar o militante e a militância, dar de novo sentido à coragem de se doar, à liberdade generosa de se engajar sem esperar nada em troca, ao sentimento de saber que o novo virá se cada um e cada uma forem capazes de fazer o novo, envolver-se no sonho, construir a utopia com quem está do seu lado e marcha junto. Nenhum direito foi conquistado por nenhum trabalhador deste país sem mobilização e luta.

Há espaço para recuperar a velha e boa militância. A Rede Talher de Educação Cidadã e o Programa Escolas-Irmãs, por exemplo, coordenados a partir do Gabinete Pessoal do Presidente da República, que não são eleitorais mas de vida, com muitos outros atores e protagonistas Brasil afora, estão no esforço, não de ressuscitar o que eventualmente está morto, mas reviver, à luz dos tempos de hoje, o que está vivo, o que anima, o que mexe com corações e mentes, o que faz brilhar os olhos e a alma, o que apaixona e faz extravazar o amor, a coragem, a entrega da vida para os outros e outras, especialmente os mais pobres entre os pobres, a sonhar com um mundo diferente e uma sociedade justa e igualitária, de direitos garantidos para todos e todas.

Pepe Mujica, presidente do Uruguai, ex-tupamaro e militante, falou em um discurso: "Que seria deste mundo sem militantes? Como seria a condição humana se não houvesse militantes? Não porque os militantes sejam perfeitos, porque tenham sempre a razão, porque sejam super-homens e super-mulheres e não se equivoquem. Não é isso. É que os militantes não vêm para buscar o seu. Vêm entregar a alma por um punhado de sonhos. Ao fim e ao cabo, o progresso da condição humana depende fundamentalmente de que exista gente que se sinta feliz em gastar sua vida a serviço do progresso humano. Ser militante não é carregar uma cruz de sacrifício. É viver a glória interior de lutar pela liberdade em seu sentido transcendente".

A vitória de Dilma no segundo turno, a primeira mulher presidenta do Brasil, depende muito do que a velha, a boa e a nova militância será capaz de fazer (re)viver e pulsar no coração de brasileiras e brasileiros".

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

A verdade vai vencer a mentira, assim como a esperança venceu o medo!


A Militância Vermelha quer registrar aqui seu total repúdio à campanha difamatória que está sendo feita contra nossa futura Presidente Dilma Rousseff. O uso da calúnia e o baixo nível empregado pelo candidato José Serra coloca a democracia brasileira em risco, porque fere toda a possibilidade de um debate centrado em questões que verdadeiramente importam para o futuro do Brasil.

Frente a isso, convidamos toda a comunidade serrapretense para participar de um ato pró-Dilma que será realizado no Comitê do 13, no Bravo, nesta segunda-feira, 18 de Outubro, às 8h30min da manhã, com a presença da companheira Ana Pinheiro. Na oportunidade, assinaremos um manifesto de apoio e solidariedade à Dilma.

Dilma - Melhor pra Bahia.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

No princípio, era só uma estrelinha...


A Campanha 2010 está chegando ao fim e a sensação de dever cumprido é visível em toda a militância. 
Quando nos encontramos a primeira vez, quando pensamos em nos dedicar a divulgar os nomes dos nossos candidatos éramos poucos e estávamos sós e desarticulados. Com o espaço criado a partir da campanha eleitoral, novas perspectivas surgiram. Vimos que nossas visões e nossos sonhos estavam afinados e que seria um excelente momento para reavivarmos a chama da esperança na política nos corações e mentes dos serrapretenses. E assim foi. As estrelas começaram a se multiplicar e a espalhar a onda vermelha por todo o município, contagiando até os mais descrentes na política.

Agradecemos a todos que de alguma forma contribuíram para que essa campanha fosse de alto nível, com a apresentação das propostas dos nossos candidatos e sem ofensas pessoais. Agradecimento especial à Juventude de Serra Preta, que mostrou que ainda acredita que o Brasil, a Bahia, o Território da Bacia do Jacuipe podem se tornar lugares melhores para se viver. 
A luta sempre continua, companheiros e companheiras!

domingo, 19 de setembro de 2010

Caravana Digital

Orkut, Blog, Flickr, Twitter, Facebook... Quem nunca ouviu falar nessas palavras, ou não faz parte de alguma dessas redes sociais? Assim, começou a atividade na manhã da última terça-feira, 14/09, promovida pela Caravana Digital (@MarcosPizane e @alissousa) no Comitê do 13, no Bravo.

O uso das ferramentas da Internet é um diferencial nessa Campanha 2010. Qualquer pessoa pode acessar, produzir e divulgar conteúdo pela web. Essa, sem sombra de dúvidas, é a campanha eleitoral mais participativa e democrática já feita, pois o eleitor não só pode ser receptor passivo da informação, mas (e sobretudo) um emissor interativo.

No evento foram apresentados os sites oficiais da Campanha de Wagner, Dilma, e Pinheiro, bem como alguns vídeos da Campanha 13 na web.

Veja aqui algumas contas na web, sites e vídeos relacionados com a Campanha 13:






DILMA BOY: Vídeo produzido por @dilmaboyoficial para a Campanha de Dilma Presidente





sábado, 18 de setembro de 2010

Caravanas em Serra Preta



Aconteceu nessa sexta-feira, 17/09, um grande evento das Caravanas da Juventude Wagner e Neusa na Praça 31 de Março no Bravo.

Bandeiras e banners efeitavam as árvores e os bancos da praça enquanto o grupo de militantes vermelhos que organizaram o evento esperavam os companheiros chegarem. 

As crianças, jovens, homens e mulheres que estavam presentes, ficaram animados com a alegria da Juventude que faz as caravanas. Munidos de tambores e adesivos dos candidatos do time de Lula, os jovens vindos de Salvador, Nova Fátima, Várzea da Roça, Pintadas, São José do Jacuipe,  Capela do Alto Alegre, Baixa Grande, Gavião e os jovens de Serra Preta que também participam da caravana, mostraram que política é assunto que a juventude quer discutir e quer entender. 

Rafaela Cruz, militante da Caravana da Juventude Wagner, convocou toda a juventude para votar nos candidatos que estão afinados com o projeto de Brasil e de Bahia que foi construído nos últimos anos.

Vandelson, articulador da Campanha de Neusa Cadore, mostrou toda a sua versatilidade, política e artística, e chamou a juventude para a luta, para mudar junto com o Brasil e a Bahia.

Foram exibidos alguns filmes da Campanha 13 e o vídeo da Campanha 13690.

Para encerrar a atividade, meninos e meninas do Bravo (WagnerKids) fizeram uma apresentação musical, cantando o jingle da Campanha Wagner.

No sábado, as Caravanas panfletaram nas ruas do Bravo e Serra Preta.


quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Caravanas da Juventude


 A Campanha de Wagner está bombando pelo interior da Bahia. Além da Caravana Digital, que esteve no Bravo ontem, 14/09, mostrando pra galera as muitas formas de interação virtual, também as caravanas que percorrem os municípios da Bacia da Jacuipe estão mobilizando os jovens.

Um grupo de 10 jovens de Serra Preta já estão na estrada. Esse fim de semana, mais um grupo arrumará a mochila pra fazer da campanha de Wagner e dos nossos deputados cada vez mais participativa.

Você também pode ser um MILITANTE VERMELHO! Engaje-se!

Nesse fim de semana, sexta à noite e sábado pela manhã, a Caravana da Juventude Wagner estará no Bravo para movimentar a campanha 13.

Informe-se, vista a camisa e bote a estrela no peito.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

De Caravana em Caravana...

Vivemos, de certa forma, um momento de apatia política por grande parte da juventude brasileira. Política é considerada chata, desinteressante e negativa.

As atividades desenvolvidas nessa campanha eleitoral de 2010, no entanto, têm trazido muitas reflexões e possibilidades de reinventar a militância. Não vivemos mais uma ditadura militar (a democracia brasileira está consolidada), não lutamos mais contra o FMI (Lula nos livrou desse fantasma), não estamos num período de recessão (ao contrário, o Brasil só cresce!). O que então, poderia mobilizar os ânimos dos jovens, especialmente, para lutar por alguma coisa num contexto tão desmobilizador das emoções como esse?

Hoje, recebemos no Bravo a Caravana Digital Wagner. A partir do uso das novas ferramentas de internet, todos podem acessar, produzir e difundir conteúdo que auxilie nas escolhas dos candidatos. A Caravana @neusa13690 está passando por toda a Bacia do Jacuipe, inclusive com jovens de Serra Preta, que inicialmente não viam nenhum estímulo para o engajamento e que, agora, já começam a despertar para temas dessa ordem. Semana que vem, dia 25/09, a Caravana vem ao município para mobilizar a juventude serrapretense. E nesse fim de semana, dia 18/09, a Caravana da Juventude Wagner também estará aqui, para apresentar as propostas que o Governo Wagner tem para a juventude.

Então, é assim! Andando junto, na galera, em caravana, com os companheiros que a gente vai trilhando o caminho da mudança, tanto das nossas realidades coletivas, quanto da formação pessaoal, porque é só nos grupos que a pessoa pode ser inteiramente humana.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Independência e Vida!!!

Comemorando os 188 anos da Independência do Brasil, é só nos últimos 8 anos que conseguimos visualizá-la. 
Com Lula, o brasileiro pode ter a sua dignidade respeitada. Nosso presidente foi considerado o maior estadista do mundo, e fez aquilo que prometeu em campanha: cuidou para que todos os brasileiros pudessem fazer as três refeições diárias. Quantos milhões saíram da linha de pobreza e quantos outros entraram na classe média! Quantos estudantes conseguiram ingressar no Ensino Superior ou no Ensino Profissionalizante, mudando as histórias de suas famílias! Quantos projetos culturais foram incentivados! Quantos cidadãos saíram da escuridão da falta de energia no campo para a luz! Essa é a melhor metáfora. O Brasil estava às escuras. Agora, vislumbramos um outro caminho. E queremos continuar trilhando por ele. Agora com Dilma.

Viva a Independência do Brasil, promovida pelo grande projeto do Partido dos Trabalhadores!

Veja aqui o programa desta noite, 7 de Setembro de 2010, de Dilma Presidente:

Carreata de Neusa na Bacia do Jacuipe

No último sábado, nosso Território teve um dia de movimentação de toda a militância em prol da Campanha da Deputada Neusa. Saindo de Pintadas, passando por Capela, Nova Fátima, Riachão do Jacuipe, Pé de Serra, Gavião, Capim Grosso, São José do Jacuipe, Várzea da Roça, Mairi até o destino final, Baixa Grande, os militantes receberam o carinho e o apoio da população dessas cidades, que conhecem Neusa de perto, por sua história e por seu trabalho na Assembleia Legislativa.

A Militância Vermelha de Serra Preta também acompanhou a carreata e prestigiou o Comício de Neusa e Afonso em Baixa Grande.

Veja mais fotos do evento, no site de Neusa 13690 e no Flickr da Deputada.

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Visite nossas contas na Internet

Leia, interaja, participe!
Você também pode fazer parte da Militância Vermelha! 
Junte-se a nós!

Militância Vermelha em Movimento

A semana começou em grande estilo para a militância petista de Serra Preta.

No domingo (29/08), os senadores da Bahia, Pinheiro e Lídice estiveram na Festa de Vaqueiros do Ponto de Serra Preta, e foram recebidos pelo grupo que coordena a campanha da Chapa Majoritária.


Na terça-feira (31/08), lideranças comunitárias e militantes da Campanha Neusa 13690, receberam a Deputada para um café da manhã, na Associação Santo Antonio do Bravo. Na ocasião, Neusa reiterou seu compromisso com a formação política e a organização social. Outro encontro será agendado já para o mês de outubro, quando o Mandato da deputada fará um momento de formação com as associações de Serra Preta.

Um grande comício, dois grandes candidatos e muitas fotos.

Treze pessoas de olhos atentos ao comício de Wagner e Dilma. Uma cobertura fotográfica real, feita no chão, por gente como a gente, militância aguerrida que vota 13 e faz a melhor cobertura dessas eleições. Vamos em frente para continuar mudando a Bahia e o Brasil.

 

A militância vermelha de Serra Preta também estava lá, representada por @niveamairi e @Regiane_Brandao.

Veja a cobertura completa em: http://www.souwagner13.com.br/13olhares/

sábado, 21 de agosto de 2010

Qual o sentido da militância?

Muitos devem se perguntar o que move as pessoas que deixam suas casas, alguns programas de fim de semana com amigos ou namorados, apertam uma agenda cheia de trabalho e dormem pouco para fazer atividades de campanha política para candidatos que muitas vezes nem sabem que elas existem.

Não, não é dinheiro. Os verdadeiros militantes muitas vezes gastam do seu próprio dinheiro para custear as despesas de um dia de ações.

Não, não é um emprego. Os verdadeiros militantes entendem que a luta é coletiva e que interesses individuais estão situados em outro campo, não no da mudança social.

Os verdadeiros militantes sabem que a batalha contra a desinformação, o preconceito e o analfabetismo político é grande, mas não esmorecem fácil, não se abatem com obstáculos contornáveis, são uns entusiastas. Acreditam que de alguma forma podem mudar o mundo, podem fazer uma sociedade melhor, podem lutar contra as injustiças. 

Não, eles não são super-herois! Mas, quando estão juntos são capazes do que muitos julgam ser impossível:  nunca perder a esperança.

A Militância Vermelha tem esperança de um dia muita coisa poder mudar, porque acredita que é possível que cada cidadão seja mais feliz, quando todos puderem ser mais felizes. Como isso se chama? Paixão!

Ele nunca perdeu a esperança!

Dilma, a 1ª Mulher Presidente do Brasil - Primeiro Programa de TV





sábado, 7 de agosto de 2010

DILMA - De uma mulher... se faz um povo!!!




De uma mulher se faz um povo
De uma mulher se faz uma nação
Dilma é mulher e traz no novo
A renascida tradição

De uma luta nasce a estrela
De uma jornada um novo lugar

De uma conquista a luz serena
Dilma de um povo que ousa sonhar


De um novo pensar nasce o caminho
Quantas Dilmas tem neste país?      

É mulher, é mãe e tem carinho
Pra uma juventude mais feliz

Lula e o povo escolheram a companheira
Pra levar adiante a missão
De uma gente honesta e ordeira

Dilma grande mulher desta nação
Dilma, Dilma, de uma mulher

Dilma, Dilma, é o Brasil quem quer

(Chico Nogueira e João Santiago)

Nossa Campanha na Internet

domingo, 1 de agosto de 2010

A Fraternidade é Vermelha... e a Esperança Também

"A Fraternidade é Vermelha" é o título de um filme de Krzysztof Kieslowski, que completa a trilogia junto com "A Igualdade é Branca" e "A Liberdade é Azul", numa referência clara aos princípios que nortearam a Revolução Francesa: Liberté, Egalité, Fraternité. (Mais sobre o filme aqui.)

Para nós, a Esperança também é Vermelha.

A Esperança de vermos a mudança se consolidar, de vermos a diferença entre ricos e pobres diminuir cada vez mais, de presenciar os direitos dos cidadãos serem verdadeiramente respeitados.

Pensando nisso, a Militância Vermelha conclama todos os cidadãos serrapretenses a buscar a mudança também para o nosso muncípio, elegendo Dilma para dar continuidade ao processo iniciado pelo Presidente Lula, reelegendo Jaques Wagner para Governador da Bahia 'pra Bahia seguir em frente', colocando Walter Pinheiro e Lídice da Mata no Senado Federal e escolhendo o máximo de deputados federais e estaduais que estejam afinados com o Projeto de Brasil Generoso, que mudou a vida de todos os brasileiros pra melhor.

A Caminhada só está começando.
Venha caminhar com a gente!